terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

IPTU SP - A vista ou a prazo?

E finalmente ele chegou, o IPTU 2014 - aquele que ninguém vê vantagem em pagar - aliás cujos benefícios vão pra outro lugar que você nunca passa, pois o asfalto remendado, os buracos e o lixo você sempre cruza...todos os dias!

Vou analisar o carnê que recebi hoje! Aumento de 5,99% apesar do o IPCA 2013 ter fechado a 5,91% - enfim quase lá. Deve ser por conta da cesta de cálculos para compor o valor final...

Bem, isto é por enquanto, pois o nosso Prefeito Fernando Maldad quer aumentar ainda mais, para poder fazer as obras na periferia, e que garantem o voto ao partido dominante que arruina o Brasil.

Mas pagar a vista ou a prazo? Então vamos lá - como a primeira parcela vence junto com a parcela única com desconto, a análise é comparar as 9 parcelas remanescentes com este valor. Assim o desconto oferecido resulta em 0,91% ao mês ou 11,6% ao ano. Considerando que a taxa de juros do Brasil subiram para 10,5% e há uma tendência de alta de mais 0,5% em fevereiro, o desconto oferecido pela prefeitura é quase igual a uma boa aplicação, que mesmo considerando o efeito do IR sobre aplicações financeiras, não há dinheiro mais barato no mercado. Minha conclusão é para não pagar a vista - pague em parcelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário