segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Gestão Pessoal ou de seu Negócio (parte 1)

Tenho estado em contato com muitos empreendedores que tem boas idéias, fazem acontecer, mas não tratam da gestão financeira da forma adequada. 

Então vamos lá! Gestão Financeira é um bicho de sete cabeças? 

A resposta é não, desde que se tenha alguma disciplina. Mas vamos ver como podemos analisar como as coisas estão.

Seu negócio já existe? Então a primeira coisa é um diagnóstico da situação.Como quem mais entende o seu negócio é você, tudo começa com uma boa conversa e entendimento do negócio.


Depois de compreender um pouco do seu negócio, há uma fase muito importante de coleta de dados. Apurar o faturamento e receitas de um determinado período, as despesas gerais, fixas e variáveis, impostos, empréstimos, folhas de pagamento, encargos, cujo o objetivo é classificar tudo e montar o cenário atual. Nesta fase um levantamento histórico e algumas conciliações são necessárias para poder ter uma foto mais nítida.




A fase seguinte é uma análise preliminar dos dados, normalmente em forma de demonstrativo de resultados, ou seja receita (tudo que entra) e despesas (tudo que sai) separado em despesas variáveis (aquelas que são proporcionais as receitas) e as fixas (aquelas que ocorrem independente se a receita ocorrer ou não).

Por último, o diagnóstico - mesmo preliminar - já dá boas pistas de como as coisas estão e quais são os pontos prioritários passíveis de melhoria. Vou dar alguns exemplos de que já encontrei. A receita é boa mas há uma taxa de inadimplência alta, pois o contas a receber não atua ou há pendências no faturamento emitido. Falta um planejamento fiscal que otimize o pagamento de impostos. Custos e despesas muito altas e gastos desnecessários, estrutura do negócio inadequada (aluguel alto, estrutura de pessoal), alto custo financeiro. Bastante coisa, não é mesmo?

Futuramente vou me aprofundar um pouco mais em cada aspecto da gestão, dando algumas dicas de aplicativos e programas de gestão para organizar e visualizar as receitas e despesas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário